Edital Videocamp de filmes transformadores

Sobre o VIDEOCAMP

Patrocínio

O VIDEOCAMP acredita no poder do cinema para transformar realidades. Acredita também que uma praça, uma sala de aula e até mesmo a garagem da sua casa podem se transformar em ótimos espaços para reunir pessoas, ver um filme e conversar sobre ele. Mais ainda: para agir a partir dele!

A nossa missão é colocar em pauta questões socialmente relevantes, divulgando causas que merecem ser amplificadas e histórias que merecem ser contadas. Temos um catálogo de filmes de impacto e acreditamos em um modelo de distribuição democrático. Isso permite que os usuários do VIDEOCAMP organizem sessões públicas e gratuitas dos filmes onde quer que estejam! Já chegamos a mais de setenta países nos cinco continentes desse mundão :-)

A plataforma funciona de modo que as obras sejam disponibilizadas por produtores, diretores ou distribuidores, em alta qualidade e sem exclusividade. Em troca, as exibições via VIDEOCAMP são todas mapeadas. A pessoa responsável por promover uma sessão entrega um relatório que reúne informações sobre as experiências proporcionadas pelo filme, bem como sobre o lugar onde ela aconteceu e quantas pessoas foram impactadas.

É uma cadeia de distribuição alternativa, acessível, gratuita e global. Porque um filme que transforma precisa, acima de tudo, ser visto. É nisso que acreditamos e é isso que fazemos acontecer!

Como atuamos?

  1. Nós reunimos causas de interesse social

    Uma equipe de curadores está em ação o tempo inteiro para reunir os conteúdos que precisamos ter por aqui e para avaliar aqueles que chegam até a gente e pedem para entrar.

  2. Nós engajamos nossa comunidade

    Ao mesmo tempo, estamos conectados com a audiência por meio de diversas estratégias: temos canais de comunicação fortes; estamos alinhados com coletivos, movimentos e organizações da sociedade civil; entramos nas escolas e nas redes públicas; ocupamos espaços de exibição alternativos; e nos fazemos presentes em debates e lançamentos. E o mais legal: fazemos isso no Brasil e em vários outros países, por meio das redes que já temos construídas. Sim, é um trabalho de formiguinha. Mas, no nosso caso, são muitas, muitas mesmo, formiguinhas juntas.

  3. Nós compartilhamos ideias e ferramentas

    Se o produtor topar, o filme passa a estar disponível para exibições públicas. E isso MUDA TUDO. A partir desse momento, vamos fomentar a organização de debates, rodas de conversa e muita mobilização. Todas as páginas de filme no VIDEOCAMP têm espaço para conteúdo extra e tudo mais que for necessário para engajar quem precisa se engajar.

  4. Nós apresentamos resultados

    O que acontece no VIDEOCAMP NÃO fica guardado no VIDEOCAMP. Os produtores têm acesso aos números relativos à audiência e também podem se comunicar diretamente com aqueles que organizaram exibições dos seus filmes. Isso porque, como dissemos lá em cima, acreditamos na união de gente boa e do bem. E, para que essas pessoas se unam, informação aberta e transparente é fundamental.

Ficou com alguma dúvida? Adoramos um papo e uma boa pergunta! ;-)

Escreve pra gente

VIDEOCAMP | Movies that move

  • Os filmes geram questionamentos Os filmes geram questionamentos
  • As discussões geram entendimento as discussões geram entendimento
  • e as ações geram transformações e as ações geram transformações.